quarta-feira, 26 de dezembro de 2012
ESBBATHS - Os Festivais Wiccanos da Lua
A Lua, com sua influência gravitacional, rege as marés, o crescimento das plantas, e também influencia os ciclos reprodutivos femininos de acordo com suas fases. A Lua apresenta quatro fases distintas ao longo de um mês: Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante. Dá-se o nome de lunação o ciclo completo pelo qual a Lua passa por todas as fases até voltar à fase inicial, e em um ano pode haver de doze a treze lunações.
Assim como Deusa passa por fases distintas ao longo da Roda do Ano, podemos observar o mesmo com as mudanças da Lua, só que em um período mais curto. Esses aspectos da Deusa também representam as fases da vida pelas quais a mulher passa: a fase da Donzela, a fase da Mãe e a fase da Anciã.
Devido à orientação matrifocal da Wicca, a Deusa vem sempre em primeiro lugar. Logo, os Esbaths são importantes dias de culto à Ela, e geralmente são realizados na noite em que entra a Lua Cheia. Além disso, os Esbaths também são excelentes oportunidades para realizar reuniões e confraternizações com bruxos de outros covens.
Cada fase da Lua representa um aspecto diferente da Deusa, e essas datas são particularmente propícias à realização de determinados tipos de magia. São elas:
Quarto Crescente
A Deusa encontra-se em seu aspecto de Donzela. Miticamente, Ela está jovem, guerreira, cheia de força, vitalidade e alegria. Sua energia propicia os novos começos, o crescimento, a sedução, o fortalecimento e a vitória.
Lua Cheia
A Deusa encontra-se em seu aspecto de Mãe. Miticamente, Ela está grávida, fecunda, abundante e carinhosa. Sua energia propicia a fertilidade, o amor, a harmonia e a prosperidade.
Quarto Minguante
A Deusa encontra-se em seu aspecto de Anciã. Miticamente, Ela está já está estéril, velha e sábia. Sua energia propicia as finalizações, a maturidade, a intuição, os cortes e os banimentos.
Apesar de a maioria das tradições celebrarem apenas o Esbath na Lua Cheia, existem aquelas que celebram outros aspectos da Deusa, ou mesmo se reúnem para simplesmente realizar determinados feitiços em grupo. Assim, existem algumas divergências quanto às datas, por exemplo:
Durante a fase Nova, a lua fica invisível por aproximadamente três dias. Alguns preferem trabalhar com a energia da Anciã nesse período, também chamado de Lua Negra, enquanto outros preferem a noite em que entra a Lua Minguante. Da mesma forma, alguns preferem trabalhar com a energia da Donzela na noite em que entra a Lua Crescente, enquanto outros preferem a noite em que aparece o primeiro crescente no céu, imediatamente após a lua ter reaparecido.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário